Seminário “O Sagrado na Sociedade Contemporânea”

Quando: Back to Calendar 28 de Abril de 2018 @ 10:00 - 18:00
Onde: Universidade Fernando Pessoa
Contacto: CTEC

Seminário organizado sob a égide do CTEC (Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência) da UFP e proposto pelo Doutor Paulo Martins (Doutor em História e Filosofia da Ciência, investigador integrado de pós-doutoramento do CIUHCT da UNL, e membro do CTEC).

Com este seminário pretende-se fazer uma descrição histórica e filosófica sobre ciência e religião na sociedade contemporânea. Dirão que a humanidade sempre esteve em “crise” e que sempre encontrou os meios para sair dela, mas pela primeira vez na história, a humanidade tem a possibilidade de se destruir a si mesma, sem possibilidade de retorno. Esta destruição “potencial” é de natureza tripla: física, biológica e de consciência. É verdade que todo o Ser humano é livre para se abrir, através do seu caminho de autotransformação, para o autoconhecimento do seu destino Espiritual (a essência de todas as religiões), isto é, temos a possibilidade de “escolher” evoluir para outro patamar de consciência. De facto, as pressões naturais do meio ambiente, que outrora obrigaram o homem e outras espécies a evoluir do ponto de vista biológico, já não se exercem, mas hoje surge o “desafio” para outro tipo de evolução: a da consciência.
É neste sentido que se procura abordar o tema do Sagrado na Sociedade contemporânea como uma “experiência de uma realidade e a origem de existir no mundo” ou como escreve Mircea Eliade “Aquilo que une os seres e as coisas, e lhes dá sentido e significado”.