Apresentação

A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – unidade orgânica da Universidade Fernando Pessoa – interpreta e desenvolve a missão universitária respondendo aos três grandes aspetos estruturantes do Ensino Superior: Ensino; Investigação; Extensão e Intercâmbio de Serviços.

Orientada para o projecto científico, cultural e pedagógico da Universidade, a missão da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais visa um “ensino, sustentado na investigação fundamental e aplicada, e servido por uma metodologia inovadora e permanentemente actualizada, (. . .) a par de uma sólida formação cultural e cívica de todos os que integram a sua comunidade académica” (art. 3º, Estatutos da Universidade Fernando Pessoa).

Perfeitamente integrada no espírito de Bolonha e dentro da política geral da Universidade Fernando Pessoa, vê os seus estudantes como parceiros competentes no processo de mudança de mentalidades no campo da educação – processo que a Universidade sempre defendeu, mas que se intensificou a partir do ano de 2006/2007, através da adequação dos cursos ao novo paradigma educacional; da incrementação progressiva de novos métodos de aprendizagem, tendentes ao desenvolvimento de competências; através do incentivo à ligação do ensino à investigação e ao mundo empresarial, sem descurar a importância criativa da universidade; através da progressiva organização de redes comunicacionais com outras universidades e, respondendo a novas necessidades da população estudantil portuguesa e estrangeira, do crescente desenvolvimento do ensino à distância.

Tendo por referência a sua missão primordial, a acção da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais visa garantir a qualidade do ensino prestado, promovendo, por um lado, a transmissão de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades e de competências em áreas científicas das Ciências Humanas e Sociais e incentivando, por outro lado, a investigação científica fundamental e aplicada.

A oferta formativa da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais é bastante variada em termos de estudos graduados, i.e., de licenciaturas, e em termos de estudos pós-graduados, de mestrado e de doutoramento, bem como de outros cursos de pós-graduação e de especialização não conferentes de grau. Esta oferta formativa ascende a mais de 3 dezenas de cursos, e encontra-se fundamentalmente orientada para responder às necessidades sociais atuais.

Globalmente, estes cursos dispõem de planos de estudos em certa medida flexíveis, que, para além de assegurarem as componentes nucleares das respetivas áreas científicas, permitem, através da introdução de unidades curriculares opcionais, que o aluno trace parte do seu percurso académico indo, deste modo, ao encontro dos seus próprios interesses e expectativas.

Em termos pedagógicos, a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais procura orientar o processo de ensino-aprendizagem numa estreita relação entre teoria e prática, entre conhecimento e ação, promovendo e estimulando o desenvolvimento de capacidades e de competências cruciais para o contexto profissional, disponibilizando recursos e ferramentas próprias de aprimoramento dessas capacidades e competências (como é o caso, por exemplo, dos Laboratórios de TV, de rádio, de imprensa e de fotografia e da Agência Experimental de Publicidade equipados com a mais recente tecnologia no domínio). Um ensino que contempla a realização de estágios internos e externos, e que proporciona contextos de aprendizagem em situação real (como é o caso da Clínica Pedagógica de Psicologia e do Hospital-Escola); um ensino que incentiva a investigação e a produção do conhecimento.

Uma Faculdade que privilegia metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras, que aposta numa relação colaborativa e de proximidade entre docentes e discentes, que se ajusta às necessidades dos alunos através, por exemplo, do ensino à distância ou do ensino em horário pós-laboral, e que dispõe de um corpo docente próprio e altamente qualificado, que abrange mais de uma centena de professores doutorados.

Em síntese, a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais assenta num projeto educativo, pioneiro em algumas áreas, que privilegia a excelência e a qualidade académicas e que procura desenvolver a sua ação ancorando-se num leque abrangente de currículos relevantes para o mundo contemporâneo que, no seu conjunto, fomentam o crescimento intelectual, pessoal e social, na senda da formação de profissionais competentes e competitivos.

Seja bem-vindo(a) à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais!